Trilha Empreendedora leva empreendedorismo para escolas públicas do Rio

O maior programa de voluntariado do setor de óleo e gás retornou neste 1º semestre com força total.

 

Promovido pela Associação Junior Achievement do Rio de Janeiro, a última edição da Trilha Empreendedora alcançou mais de 2500 alunos e será aplicado dessa vez em 24 escolas estaduais do Programa de Ensino Médio Inovador – PROEMI, espalhadas em dez municípios do RJ.

 

A ação inclui no currículo dessas escolas, uma sequência de programas para as turmas de 1º, 2º e agora 3º ano, do Ensino Médio.  Ao longo do processo, nossos voluntários debatem com os estudantes sobre a importância de permanecer na escola; dilemas éticos;  e aprendem a identificar e desenvolver habilidades valorizadas pelo mundo do trabalho. Toda a Trilha é aplicada de maneira lúdica e dinâmica pelos professores apoiados pelos voluntários parceiros.

 

Neste 1º semestre, mais de 3.000 alunos do ensino médio (das escolas da Trilha + escola da Ação Pontual) de 10 Municípios tiveram a oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades, através da participação de 145 voluntários de 15 empresas parceiras.

 

O Programa continua no 2º semestre e no final do ano os estudantes acompanharão um dia de funcionamento dentro da Enauta sob a mentoria dos voluntários.

 

Para implementar a Trilha, além da SEEDUC a JA conta com a parceria do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – que colabora com a indicação das empresas associadas para a sensibilização de voluntários.