West Saturn rumo a Sergipe

Fonte: Brasil Energia

 

Por: Cláudia Siqueira

 

A ExxonMobil está mais perto de iniciar a campanha de perfuração do seu primeiro poço exploratório no bloco SEAL-M-428. O navio-sonda West Saturn, da Seadrill, já deixou o Rio de Janeiro, onde estava parado aguardando instruções da petroleira, e está a caminho do Sergipe.

 

Embora ainda aguarde a liberação da licença ambiental de perfuração, a ExxonMobil optou por levar a sonda para a locação. A unidade de perfuração estava parada no Rio de Janeiro desde o início de dezembro, na Ilha de Pai e Mãe, esperando a autorização do Ibama.

 

O início da campanha em Sergipe está atrelado à liberação da licença ambiental do Ibama, sendo que a sonda deve chegar à locação até o final da semana.

De acordo com o Marine Traffic, o West Saturn está cruzando a costa do Espírito Santo.

 

O início da atividade marcará a terceira campanha exploratória da ExxonMobil realizada com o West Saturn. A unidade perfurou, anteriormente, os prospectos de Titã, na Bacia de Santos, e Opal, na Bacia de Campos.

 

A expectativa inicial da petroleira era de que a licença ambiental de Sergipe fosse liberada em dezembro e de que a campanha em Sergipe tivesse tido início ainda em 2021. A perfuração do poço pioneiro do bloco SEAL-M-428 irá se estender também à área vizinha do SEAL-M-351.

 

Localizada em águas profundas, a campanha será voltada ao prospecto de Cutthroat.

 

A perfuração do poço deve se estender por cerca de dois meses.

 

Os blocos SEAL-M-351 e SEAL-M-428, operados pela ExxonMobil em parceria com a Enauta e a Murphy, foram arrematados na 13ª rodada, em 2015. O consórcio mantém outras sete áreas exploratórias na Bacia de Sergipe.