A Enauta, uma das principais companhias independentes de exploração e produção de óleo e gás, informa a ocorrência de óleo em novo intervalo no reservatório denominado acumulação Atlanta NE, na área do Campo d Atlanta, onde a empresa trabalha a implantação do Sistema Definitivo (SD) de produção
A nova acumulação foi identificada a partir da perfuração e avaliação do poço piloto 9-ATL-8DP, que foi alcançando a profundidade final de 2.644 metros. Pelos dados obtidos, a ocorrência de óleo foi confirmada em um reservatório mais raso do que aquele já em desenvolvimento no Campo de Atlanta, totalizando 57 metros, com excelentes propriedades petrofísicas.
Essa ocorrência de óleo em Atlanta NE foi originalmente descrita no poço 9-SHEL-19D-RJS, já perfurado em 2006. Esse novo poço foi programado com o objetivo de coletar dados adicionas nesta acumulação de óleo, em conjunto com a perfuração do poço de desenvolvimento 7-ATL-7HA-RJS, que está incluído nos seis poços produtores da fase 1 do Sistema Definitivo (SD) de produção do campo.
A Enauta estima que os recursos in place excedem 230 milhões de barris de óleo. Serão realizados estudos complementares para a definição do potencial técnico-econômico e a integração desta nova acumulação ao desenvolvimento do SD do Campo d Atlanta.
Além disso, serão realizados os estudos necessários para definição de suas reservas certificadas e a inclusão nas reservas totais do Campo de Atlanta, que atualmente somam 158,9 milhões de barris de óleo (Reserva 2P), conforme certificação de 31 de dezembro de 2022 da Gaffney, Cline and Associates.
No início de 2022, a Enauta iniciou a implantação da Fase 1 do SD do Campo de Atanta, com capacidade para produzir até 50 mil barris de óleo por dia, por meio de seis poços que serão conectados ao FPSO Atlanta.
A entrada em operação e primeiro óleo do Sistema Definitivo é esperado para meados de 2024.