Bacia do Espírito Santo

38 mil km²

ÁREA TOTAL

até 3 mil m

LÂMINA D`ÁGUA

CARACTERÍSTICAS:

Prospectos identificados dos tipos sub-sal, pós-sal e também pré-sal. O fluido esperado é predominantemente óleo leve. Recentes pesquisas apontam indícios de carbonatos semelhantes aos das Bacias de Campos e Santos.

A Bacia do Espírito Santo, localizada ao longo do litoral centro-norte do estado do Espírito Santo e o litoral do extremo sul do estado da Bahia. Faz limite a sul com Bacia de Campos, e a norte, é a Bacia de Mucuri. Sua parte marítima possui uma área explorável de aproximadamente 38 mil km2, considerando uma lâmina d’água de até 3.000 m.

 

A bacia do Espírito Santo apresenta campos petrolíferos de grande importância, com reservas significativas de gás natural e óleo leve.

 

Apresenta áreas com grande potencial exploratório, incluindo a seção “pré-sal”, que, de acordo com poços já perfurados, possui probabilidade de presença de carbonatos semelhantes aos encontrados nas bacias de Campos e Santos.

 

Possuímos 20% de participação em 2 concessões localizadas em águas profundas – blocos ES-M-598 e ES-M-593 – em parceria com a Equinor e Petrobras. Ambos estão localizados em uma área de fronteira. O fluido esperado na região é predominantemente óleo leve. Já foram realizados levantamentos sísmicos 3D recobrindo a totalidade dos blocos. Há o compromisso, junto à ANP, da perfuração de um poço exploratório no Bloco ES-M-598. O Consórcio está negociando com a ANP a possibilidade da extensão de fase de Exploração.