• Nossos Negócios
13 dez, 2023

Cerimônia de batismo do FPSO Atlanta é realizada em Dubai

Evento marca a proximidade da conclusão da conversão e início da etapa de comissionamento da unidade

por Enauta

A Enauta, uma das principais empresas brasileiras independentes de exploração e produção de óleo e gás, batizou oficialmente o FPSO Atlanta, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13), em Dubai, local onde o navio está sendo adaptado – importantes equipamentos estão sendo construídos no Brasil e serão instalados quando o FPSO chegar na locação.

A cerimônia de batismo da embarcação contou com a presença do CEO, Décio Oddone, COO, Carlos Mastrangelo, e CFO, Pedro Medeiros, da Enauta. Além dos executivos, a gerente de base e madrinha do FPSO Atlanta, Maria Eduarda Pessoa, e outros executivos e gerentes da Enauta, Yinson Production e do estaleiro DryDocks World estiveram presentes.

O FPSO Atlanta vai operar no campo de mesmo nome, na Bacia de Santos e tem capacidade para produzir até 50 mil barris de óleo por dia e estocar até 1,6 milhão de barris de petróleo. O FPSO terá um processo eficiente de gestão de carbono, o que reduzirá significativamente as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“A adaptação do FPSO é um marco importante para a Enauta. O Sistema Definitivo posiciona a Enauta como pioneira, entre as independentes, na execução de um projeto em águas profundas desde a fase zero. O FPSO Atlanta conta com uma série de soluções e inovações de engenharia que reduzem a intensidade das emissões. O projeto demonstra como a indústria de óleo e gás pode atuar positivamente dentro dos seus limites operacionais, com responsabilidade, segurança e eficiência”, afirma o CEO da Enauta Décio Oddone.

A Enauta e a Yinson Production firmaram o acordo para construção do navio em 2021. Em julho deste ano, a Yinson Production exerceu sua opção de compra do FPSO Atlanta. O exercício da opção dá início a vigência dos contratos de afretamento, operação e manutenção por 15 anos com possibilidade de extensão por cinco anos adicionais. O contrato representa um valor total de US$ 2 bilhões por 20 anos contados a partir do início da produção da plataforma.

Sem atrasos no cronograma, a previsão é de que o FPSO Atlanta saia do estaleiro no primeiro trimestre de 2024 e obtenha o primeiro óleo em agosto do mesmo ano.

1/2
2/2

Seções relacionadas