• Nossos Negócios
26 dez, 2023

Enauta compra participação no Parque das Conchas

Operação deve incrementar a produção da companhia em 8 mil barris de óleo equivalente por dia

A Enauta, uma das principais empresas independentes de óleo e gás do país, anunciou a compra de 23% dos campos de petróleo e gás de Abalone, Ostra e Argonauta, que integram o Parque das Conchas, na Bacia de Campos. A fatia representa a totalidade da participação detida pela Qatar Energy Brasil. A transação tem um valor total de US$ 150 milhões, sendo US$15 milhões desembolsados na sua assinatura e o saldo, ajustado ao fluxo de caixa do período, pago em três parcelas após a sua aprovação pelas autoridades.

1.Parque das Conchas

O Parque das Conchas tem participação de 50% da Shell, que é a operadora, e de 27% da indiana ONGC. A produção está distribuída entre 25 poços produtores conectados à plataforma afretada FPSO Espírito Santo. Os campos têm período de concessão previsto atualmente para 2032. A produção atual é de cerca de 35 mil barris de óleo equivalente por dia e média de 28 mil barris de óleo equivalente por dia no primeiro semestre de 2023. A participação da Enauta corresponde a cerca de 8 mil barris de óleo equivalente.

O CEO da empresa, Décio Oddone, ressalta que a Enauta é a única empresa brasileira independente do setor que desenvolve do zero um projeto de grande porte em águas profundas, que é o Sistema Definitivo de Atlanta. “Não tenho dúvidas de que podemos aproveitar a capacitação que temos hoje, neste novo ativo. O Parque das Conchas oferece complementaridade ao Polo de Atlanta na comercialização de petróleo em termos de qualidade e logística, nas tecnologias aplicadas na produção, assim como sinergias nas oportunidades de expansão previstas para os próximos anos”, completa Oddone.

A aquisição faz parte da estratégia da Enauta para expansão de seu portfólio com custos de produção competitivos, ampliando a eficiência de alocação de capital e o retorno sobre o capital empregado ajustado ao risco.

A conclusão da negociação está sujeita a condições precedentes, em especial, a aprovação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na semana passada, a Enauta já havia anunciado a compra dos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, do FPSO Cidade de Santos e da infraestrutura de escoamento de gás. Segundo Oddone, essas aquisições vão aumentar a escala e diversificar as operações da Companhia, representando passos importantes na ampliação do portfólio da Enauta e na geração de valor para os seus acionistas.

2.FPSO Espírito Santo

1/2
2/2

Seções relacionadas